Sinop é palco de importante Simpósio Médico

Imagem do WhatsApp de 2024-08-27 à(s) 09.08.52_8ed2382b

Mais de 200 profissionais da saúde e estudantes de Sinop e da região médio norte do estado tiveram a oportunidade de participar do 3º Simpósio de Atualização em Doenças Cardiocerebrovasculares, realizado na capital do Nortão no último final de semana (23 e 24 de agosto).

O evento, que a cada ano consolida Sinop como um polo de saúde, trouxe ao palco renomados médicos especialistas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Cuiabá para discutir inovações e estratégias para diagnóstico e tratamento minimamente invasivo e de alta precisão em doenças cardiocerebrovasculares.

“É um grande prazer trazer para Sinop, essa cidade que tanto nos acolheu, grandes nomes da neurologia, cardiologia e das doenças vasculares para essa valiosa troca de ideias, permitindo que os profissionais e estudantes daqui tenham acesso às mais recentes informações e tecnologias do setor”, destacou Luiz Antônio Gubolino.

O Dr. Zeferino Demartini Júnior, neurocirurgião de Curitiba, foi um dos palestrantes convidados. “O evento foi realizado com altíssimo nível, e estou muito feliz em aproveitar a oportunidade para falar sobre o AVC agudo e seu tratamento. Afinal, essa é a maior causa de morte no Brasil e é reversível, desde que o tratamento seja imediato. Quanto mais divulgarmos isso, mais vidas serão salvas.”

Já a cardiologista Dra. Iara Fernanda Oliani Giroto Matoso, de Lucas do Rio Verde, foi debatedora na mesa sobre casos clínicos. “Foi extremamente enriquecedor estar no palco deste 3º Simpósio. A abordagem foi muito bacana e convidou o público ao debate. A organização está de parabéns por trazer o conhecimento científico para o interior.”

O neurocirurgião Paulo Tarso Reck de Mendonça, um dos pioneiros da neurocirurgia em Sinop, elogiou o evento. “Cada vez mais a medicina de Sinop se aprimora com profissionais renomados e equipamentos de última geração em diversas especialidades. Temos avançado muito, e isso salva vidas. Graças a este evento, pudemos debater algumas dessas novidades aqui hoje.”

Médicos, profissionais da saúde e estudantes de medicina de toda a região médio norte do estado participaram, atualizando-se com as últimas novidades do setor, que já estão sendo implementadas em Sinop.

O estudante de medicina Antônio Rocha, do 9º semestre da UFMT Sinop, participou do simpósio pelo segundo ano e aplaudiu a organização. “Este ano, os palestrantes pensaram não apenas nos médicos, mas também nos estudantes, o que tornou o evento muito proveitoso. Pudemos entender melhor os debates e aprender muito.” A estudante Giovana Carvalho, também do 9º semestre da UFMT Sinop, destacou a acessibilidade do evento. “Estar aqui é muito diferente da faculdade, é mais real. Sentimos que já somos médicos, e foi fundamental eles iniciarem o simpósio dando uma base sobre os temas.”

Assim como os alunos de Sinop, os estudantes da faculdade de medicina Atenas de Sorriso também aplaudiram o formato e o conteúdo das palestras. Gabriel Stasczak, Maysa Santana, Marina Steffanello e Dionísio Paludo comentaram: “Foi uma experiência única estar neste evento e aprender tantas coisas novas.”

A enfermeira Vanessa Moras destacou que o simpósio contribuiu para a atualização de todos os profissionais da saúde. “Vimos muita coisa nova e muita tecnologia que está chegando. Como enfermeira que auxilia os médicos, é muito importante saber o que está surgindo. É um complemento valioso que facilita nosso trabalho.”

Os médicos Alfredo Fogaça, angiologista, e Viviane Lima Peres, cardiologista, vieram de Juína para prestigiar o evento. “Foi a primeira vez que participei. Além de me atualizar, confirmou para mim que Sinop é de fato uma referência em saúde e um importante aliado para nos dar suporte com diagnósticos e tratamentos”, disse Alfredo. “Parabenizo a organização pela alta qualidade dos palestrantes e pelo cuidado em cada detalhe. Contem conosco para o ano que vem novamente”, elogiou Viviane.

O evento foi organizado pelo INTERCOR – Centro de Hemodinâmica e pelo CISA – Centro de Diagnóstico por Imagem, e coordenado pelos médicos Antônio Hélio Garcia Pozetti (INTERCOR) e Mariane Spotti (CISA), que celebraram os bons resultados deste ano e já iniciaram os trabalhos para o 4º Simpósio, que será em 2025.

“O simpósio tem crescido, não apenas em público, mas na diversidade dos temas debatidos e na qualidade dos palestrantes, que deram um show. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, avaliou o cardiocirurgião Alan Osti ao lado do neurocirurgião Luiz Afonso Dias Matos, que finalizou: “Foi muito bom poder mostrar aos estudantes, profissionais e colegas que Sinop conta com equipamentos de última geração para diagnósticos e tratamentos minimamente invasivos e de alta precisão, prontos para atender a região.”

 

Por Daniela Melhorança

 

0%