‘Nave em Órbita’, iniciativa do Instituto Oi Futuro, inscreve para curso online e gratuito de programação e desenvolvimento de games para jovens de todo o Brasil

handler

PROJETO QUER ATRAIR E CAPACITAR ESTUDANTES PARA O RICO UNIVERSO DA CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS

Quem curte games, tem 13 anos ou mais e sempre quis criar um jogo não pode perder essa oportunidade: o Nave em Órbita oferece gratuitamente o curso “Criando Meu Primeiro Jogo Digital”. A iniciativa consiste em uma trilha formativa com quatro cursos gratuitos, introduzindo ferramentas e conceitos para a criação de games, como game design, lógica de programação, e desenvolvimento de artes visuais e sonoras para jogos. Jovens de todo o Brasil podem se inscrever.

Desenvolvido pelo instituto Oi Futuro, o NAVE em Órbita é uma experiência adaptada do currículo de Programação de Jogos Digitais do NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de educação que completa 19 anos e oferece formação profissional no ensino médio para jovens interessados em atuar nas áreas de tecnologia e criatividade. O NAVE em Órbita busca apresentar essa experiência de curta duração, desenvolvendo habilidades técnicas e atitudinais cada vez mais relevantes para a indústria criativa e digital.

Com 100 milhões de jogadores e cerca de 1.040 empresas desenvolvedoras no Brasil, o mercado de games movimenta mais de R$ 13 bilhões por ano, segundo o Newzoo Global Games Market Report 2023. Alinhado às demandas desse setor, o Nave em Órbita é mais uma iniciativa do Oi Futuro que ultrapassa os muros da escola, oferecendo aos jovens estudantes o desenvolvimento de habilidades para as inúmeras possibilidades da crescente indústria de jogos digitais e programação.

“Com o Nave em Órbita, queremos proporcionar aos jovens a oportunidade de se aprofundarem no universo da programação e criação de games, um mercado em alta que cresce cada vez mais no mundo inteiro. Teremos aulas online e presenciais, o que amplia o público-alvo. O instituto Oi Futuro, por meio do programa NAVE, não quer apenas formar profissionais capacitados para atender às demandas da indústria, mas também apoiar o desenvolvimento de cidadãos criativos e aptos a formar a próxima geração do mercado de inovação e tecnologia”, afirma Aline Almeida, Gerente de Educação, Inovação Social e Comunicação do Oi Futuro.


Formação online

Autoinstrucional e com certificação para quem completar toda a trilha formativa, os cursos online do NAVE em Órbita estão disponíveis gratuitamente para estudantes a partir de 13 anos de qualquer lugar do Brasil. Com carga horária de 8 horas, as aulas incluem “Introdução ao Game Design”, “Introdução à Lógica de Programação para Jogos”, “Artes Visuais” e “Artes Sonoras para Jogos”. Cada módulo, com 2 horas de duração, apresenta conteúdos introdutórios e essenciais para desenvolver um jogo do zero, utilizando recursos gratuitos e de fácil acesso. As inscrições podem ser feitas pelo site: nave.orbita.org.br/trilhas/1.

O NAVE em Órbita é um projeto desenvolvido pelo instituto Oi Futuro, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, SulAmérica, Rede D’Or, Bemobi e Vinci Partners, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Ele foi inspirado nas práticas aplicadas no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), programa do Oi Futuro que, ao longo de 18 anos, já formou mais de 3.800 jovens em Multimídia e Programação de Jogos nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco.


Sobre o Programa NAVE

Em um mundo de intensas transformações digitais, novas formas de ensinar e aprender tornam-se essenciais. O NAVE, desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, formando jovens para as economias digital e criativa, com foco em games, aplicativos e produtos audiovisuais. Referência nacional no uso pedagógico de novas tecnologias, o NAVE busca inspirar políticas públicas para democratizar o ensino de qualidade no Brasil.


Sobre o instituto Oi Futuro

O Oi Futuro promove projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 23 anos, o instituto estimula indivíduos, organizações e redes a construírem futuros mais inclusivos, diversos e sustentáveis. Desde 2005, mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro que combina arte contemporânea, ciência e tecnologia, com mais de 130 mil visitantes em 2023. O espaço abriga o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, oferecendo experiências imersivas e interativas.


SERVIÇO:

  • Curso: Nave em Órbita – Online
  • Inscrições abertas: Para alunos de todo o Brasil
  • Carga horária: 8 horas
  • Público-alvo: A partir de 13 anos
  • Gratuito e autoinstrucional
  • Inscrições: nave.orbita.org.br/trilhas/1

 

Por: Assessoria
0%