Mato Grosso passou a oferecer a partir de terça-feira(01) a vacina meningocócica conjugada ACWY como dose de reforço para as crianças de 12 meses, no Calendário Nacional de Vacinação, no lugar da vacina meningocócica conjugada tipo C, que era aplicada até então para essa faixa etária.
A medida, orientada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de ampliar a proteção das crianças pequenas contra a meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, incluindo os sorogrupos A, W e Y, responsáveis por quadros graves da doença no Brasil.
A vacina meningocócica tipo C continua sendo aplicada nos bebês aos três meses e aos cinco meses. Já a vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada como reforço aos 12 meses e segue sendo dada em dose única para quem tem entre 11 e 14 anos de idade.
A SES já distribuiu 52.013 doses da vacina meningocócica ACWY e 72.379 da meningocócica tipo C aos municípios neste ano. Ao todo, foram aplicadas 23.886 vacinas do tipo ACWY em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos e 60.394 doses do tipo C em crianças de 3 meses a 4 anos.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A mudança do tipo de vacina para crianças de 12 meses faz parte das estratégias para a eliminação das meningites como problema de saúde pública até 2030, alinhadas ao plano global da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de casos confirmados de meningite em Mato Grosso passou de 65, em 2020, para 113, em 2024. Já os óbitos aumentaram de 8 para 24 no mesmo período. Até 10 de junho de 2025, foram registrados 27 casos e 6 mortes por meningite no Estado.
Fonte: Só Notícias.